
Criador de Dead Space Desabafa: ‘Talvez Eu Tenha Dirigido Meu Último Jogo’

Uma notícia abalou a comunidade de games: Glen Schofield, o visionário por trás do clássico de terror Dead Space e do mais recente The Callisto Protocol, publicou um desabafo sincero que sugere o fim de sua jornada como diretor de jogos. Em uma postagem emocionante, ele revelou as dificuldades brutais que enfrentou para financiar seu novo projeto, pintando um cenário sombrio para o desenvolvimento de grandes títulos na indústria.
O Sonho Interrompido: Um Novo Subgênero de Terror
Schofield não estava trabalhando sozinho. Nos últimos oito meses, ele uniu forças com sua filha em um conceito que prometia inovar. “Ela veio até mim com a ideia, e eu imediatamente amei. Algo que eu nunca tinha visto antes”, escreveu ele. A proposta era tão única que eles a classificaram como “um novo subgênero de terror”, indo além do convencional para criar algo mais profundo.
Com um protótipo em mãos e uma equipe talentosa, eles começaram a buscar investimentos. O conceito foi aclamado, gerando múltiplas reuniões. No entanto, o otimismo inicial esbarrou na dura realidade financeira do mercado atual.
A Barreira Financeira e a Dura Realidade da Indústria
O orçamento inicial, já reduzido para US$ 17 milhões, foi considerado alto demais. “O feedback inicial foi ‘reduza para US$ 10 milhões’. Ultimamente, esse número caiu para US$ 2-5 milhões”, detalhou Schofield. Diante da impossibilidade de realizar o projeto com a qualidade desejada, a dupla tomou a difícil decisão de abandoná-lo. A frustração de Schofield é palpável em sua declaração.
“Algumas ideias são melhores deixadas intactas do que feitas de forma barata. […] A indústria de games está difícil lá fora.”
Glen Schofield
O Futuro de um Mestre do Terror
A experiência deixou marcas profundas. Após dedicar os últimos 20 anos à criação de jogos AAA, como o aclamado remake de Dead Space e seu sucessor espiritual, The Callisto Protocol, Schofield sente que a indústria está em “pausa”. A crise o fez questionar seu próprio futuro.
A situação é um reflexo do momento vivido por muitos estúdios, incluindo a Striking Distance Studios, fundada por ele e que, infelizmente, também enfrentou demissões após as vendas de The Callisto Protocol ficarem abaixo do esperado, conforme reportado pela VGC.
Ele encerrou seu desabafo com uma nota melancólica, mas de gratidão aos fãs: “Sinto falta de tudo: da equipe, do caos, da alegria de construir algo para os fãs. […] Mas talvez eu tenha dirigido meu último jogo. Quem sabe? Se sim, obrigado por jogarem meus jogos.”
Resta aos fãs torcer para que este não seja o fim da linha para uma das mentes mais criativas do terror nos videogames, e que a indústria encontre um caminho para que visões como a de Schofield possam, mais uma vez, se tornar realidade.
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