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Acidentes Marcam Classificação da F1 em Ímola: Tsunoda Capota e Colapinto Bate em Estreia no GP Emilia-Romagna

Acidentes Marcam Classificação da F1 em Ímola: Tsunoda Capota e Colapinto Bate em Estreia no GP Emilia-Romagna

temp_image_1747570573.876899 Acidentes Marcam Classificação da F1 em Ímola: Tsunoda Capota e Colapinto Bate em Estreia no GP Emilia-Romagna

Acidentes Marcam Classificação da F1 em Ímola: Tsunoda Capota e Colapinto Bate em Estreia no GP Emilia-Romagna

A sessão de classificação para o GP Emilia-Romagna de F1 em Ímola foi palco de momentos de grande tensão e drama neste sábado. O Autódromo Enzo e Dino Ferrari testemunhou não um, mas dois acidentes significativos que interromperam a ação na pista, envolvendo o japonês Yuki Tsunoda da RBR e o estreante argentino Franco Colapinto da Alpine.

Susto Gigante: O Capotamento de Yuki Tsunoda

O primeiro incidente que paralisou a classificação da F1 em Ímola aconteceu logo nos minutos iniciais. Yuki Tsunoda, ao completar sua primeira volta rápida, perdeu o controle do seu carro após tocar na zebra na saída da Variante Villeneuve (curva 6).

O impacto foi forte. O carro da RBR atravessou a caixa de brita, girou no ar e capotou, ficando brevemente de ponta-cabeça antes de se estabilizar. Apesar da violência da batida, Tsunoda demonstrou agilidade e alívio ao sair sozinho do veículo. Um procedimento padrão de check-up foi realizado no piloto no centro médico do autódromo, confirmando que ele estava ileso, para a tranquilidade de todos.

O acidente de Tsunoda em Ímola trouxe à memória o incidente similar envolvendo Guanyu Zhou no GP da Inglaterra de 2022, embora o de Ímola tenha ocorrido em menor velocidade. A bandeira vermelha foi acionada, pausando a sessão por cerca de dez minutos para a remoção do carro danificado e reparos na barreira de proteção.

Batida na Estreia: O Incidente de Franco Colapinto

Mal a sessão foi retomada, outro susto. O jovem argentino Franco Colapinto, fazendo sua estreia como titular pela Alpine, também se envolveu em um acidente na primeira fase da classificação (Q1). Tentando melhorar seu tempo para avançar ao Q2, Colapinto saiu mal de uma chicane, perdeu o controle e seu carro bateu de frente no muro.

Assim como Tsunoda, Colapinto saiu ileso do incidente. Surpreendentemente, apesar da batida, o tempo registrado antes do acidente foi suficiente para ele se classificar para a segunda parte da sessão, o Q2.

A estreia de Colapinto já estava sob os holofotes, especialmente após comentários do chefe interino Flavio Briatore sobre as condições para sua permanência na equipe: ser rápido, não bater e marcar pontos. A batida em Ímola certamente adiciona um ponto de atenção a essa equação inicial para o piloto argentino.

O Impacto dos Acidentes na Classificação em Ímola

Os dois incidentes resultaram em bandeiras vermelhas que fragmentaram a sessão de classificação do GP Emilia-Romagna. Essa interrupção forçada pôde ter influenciado o ritmo dos pilotos e equipes, contribuindo para alguns resultados inesperados, como a Ferrari ficando fora do top 10 em casa pela primeira vez em muitos anos no circuito de Ímola.

A segurança dos carros e dos circuitos da Fórmula 1, mais uma vez, se mostrou eficiente, permitindo que ambos os pilotos saíssem ilesos de acidentes de alta energia. Enquanto as equipes se preparam para reparar os danos nos carros de Tsunoda e Colapinto, a atenção agora se volta para a corrida de domingo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, prometendo ainda mais emoções.

Para ficar por dentro de tudo sobre o campeonato e o circuito de Ímola, confira o site oficial da Fórmula 1.

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