Corentin Moutet: O Tenista Francês que Desafia Convenções e Busca a Vitória no Australian Open

Corentin Moutet: O Imprevisível Francês no Australian Open
Quando Corentin Moutet entra em quadra, a expectativa é de um espetáculo. O tenista francês de 26 anos é famoso pela sua habilidade e imprevisibilidade, especialmente com seu jogo canhoto. Moutet é um talento singular que, nesta sexta-feira, busca uma grande vitória contra o número 1 do ranking da PIF ATP, Carlos Alcaraz, na terceira rodada do Australian Open.
O Showman em Melbourne Park
Moutet já demonstrou seu carisma nesta semana em Melbourne Park. No match point contra Tristan Schoolkate na primeira rodada, o francês selou a vitória com um lance que se tornou sua marca registrada: o saque por baixo.
“Estou bastante feliz com o saque por baixo no match point, porque me surpreendi fazendo isso”, revelou Moutet ao ATPTour.com. “Eu não pensei, meu oponente estava perto da linha de base e eu ainda fiz.”
Saque por Baixo: Uma Estratégia Inteligente
O saque por baixo, por vezes, gera reações fortes de jogadores e fãs, mas Moutet, que utilizou o lance seis vezes em uma partida em Mallorca no ano passado, é claro sobre sua visão: a chave está em saber quando e como usá-lo.
“Se você faz para provocar a torcida, é diferente. Para mim, eu faço quando acho que posso ganhar o ponto”, explicou. “Estou aqui em quadra para ganhar todos os pontos, então nunca faria algo apenas por diversão. Esse não sou eu. Respeito todos os meus oponentes e respeito a torcida, mesmo quando estão contra mim, porque eles trazem uma energia incrível e estão aqui para apoiar alguém.”
“Talvez isso mude porque estamos vendo mais e mais jogadores fazendo isso, porque é eficiente e está funcionando. Da minha parte, eu nunca faço para desrespeitar ninguém. Então, enquanto funcionar, vou continuar fazendo… Acho que isso me salvou algumas vezes, como contra Daniil Medvedev em Washington no ano passado.”
Em Busca de Novos Desafios
Atualmente, o número 37 do ranking da PIF ATP, Moutet busca consolidar a melhor temporada de sua carreira em 2025, na qual conquistou 33 vitórias em torneios de nível profissional, de acordo com o Infosys ATP Win/Loss Index. Seu confronto com Alcaraz será o primeiro confronto direto entre os dois jogadores.
“Nunca treinei com ele e nunca joguei contra ele, então acho que será uma surpresa, até para ele”, disse Moutet, questionado sobre como seu estilo de jogo pode se encaixar com o de Alcaraz. “Estou tentando não pensar demais em como será. Vou entrar em quadra com meu estilo de jogo, com todo o trabalho que fizemos com minha equipe para estar pronto para essas partidas. Estou me sentindo saudável.”
“Vamos ver, mas com certeza será divertido. Bons pontos, eu acho. Ele é muito físico e talentoso também, então será interessante. Vamos ver como posso lidar com isso.”
Um Adversário de Peso
Moutet buscará sua terceira vitória contra um Top 10 quando enfrentar Alcaraz na Rod Laver Arena. Na temporada passada, o francês derrotou Holger Rune (então número 10) e Taylor Fritz (então número 4) no Queen’s Club. No entanto, ele sabe que enfrentar o atual número 1 do mundo, que busca completar o Grand Slam de Carreira ao conquistar o Australian Open, será um desafio ainda maior.
“Ele é um cara muito legal e um grande jogador”, disse Moutet sobre o espanhol. “Um dos melhores, eu acho, junto com Jannik Sinner. Eles são os dois melhores jogadores do momento. Eu realmente queria jogar contra ele porque quero ver o mais alto nível do Tour. Estou trabalhando duro para alcançar esse nível, então é sempre interessante ver o que está acontecendo lá e como eles jogam. Então estou curioso e muito feliz por jogar contra ele.”
Compartilhar:


