×

Crise na CBF: Fernando Sarney Usa Acordo de Coronel Nunes para Pedir Afastamento de Ednaldo Rodrigues

Crise na CBF: Fernando Sarney Usa Acordo de Coronel Nunes para Pedir Afastamento de Ednaldo Rodrigues

temp_image_1747105108.482858 Crise na CBF: Fernando Sarney Usa Acordo de Coronel Nunes para Pedir Afastamento de Ednaldo Rodrigues

Disputa Pelo Poder na CBF: Sarney Contesta Acordo de Coronel Nunes e Mira Afastamento de Ednaldo Rodrigues

Os bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fervem novamente. O vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, intensificou a crise ao protocolar na Justiça do Rio de Janeiro um novo pedido para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência.

A ação de Sarney mira a suspensão dos efeitos de um acordo previamente homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo. E um dos pilares centrais da argumentação de Sarney envolve diretamente o ex-presidente emérito da CBF, Coronel Nunes.

A Controvérsia do Acordo Assinado por Coronel Nunes

Sarney alega “vício de consentimento” na assinatura do acordo por Coronel Nunes. Em termos mais claros, a defesa de Sarney questiona a validade ou a forma como a anuência de Nunes foi obtida no documento que, na prática, salvou o mandato de Ednaldo Rodrigues em um momento crítico no início do ano.

A importância da figura de Coronel Nunes neste cenário ficou ainda mais evidente com o adiamento de uma audiência que ele teria nesta segunda-feira, citada inclusive na petição de Sarney. Segundo a defesa da CBF, a ausência de Nunes se deu por motivos de saúde.

Ancelotti Entra na Disputa: Risco Financeiro e Manobra?

Mas a estratégia de Sarney vai além do questionamento sobre a assinatura de Coronel Nunes. O vice-presidente também utiliza a recente contratação do técnico Carlo Ancelotti como argumento para pedir uma tutela de urgência, ou seja, uma decisão rápida da Justiça.

Sarney argumenta que o acordo milionário com Ancelotti representa um risco financeiro iminente e de “dano grave e de difícil reparação” para os cofres da CBF, especialmente considerando a instabilidade jurídica e a possibilidade de afastamento de Ednaldo.

Na petição, ele chega a sugerir que a contratação de Ancelotti, anunciada às pressas, seria uma “tentativa de ‘emparedar’” a atuação judicial e dificultar uma eventual remoção de Ednaldo. Uma manobra para criar um fato consumado de alto custo que desencorajaria a Justiça a intervir.

Os Pedidos de Fernando Sarney à Justiça

Diante desse quadro, Fernando Sarney solicita ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:

  • A imediata suspensão dos efeitos do acordo que manteve Ednaldo Rodrigues no cargo (citando o vício na assinatura de Coronel Nunes).
  • Que ele, como vice-presidente mais velho e com mais tempo de mandato, seja nomeado como responsável pela gestão interina da CBF.
  • Que lhe seja atribuída a função de convocar novas eleições para os cargos diretivos no prazo mais curto possível, conforme previsto no estatuto da entidade.

A petição foi anexada ao processo que tramita na 21ª Câmara de Direito Privado do TJ/RJ e agora aguarda análise pelo desembargador Gabriel Zefiro. A decisão sobre o pedido de Sarney, que pode reconfigurar o comando do futebol brasileiro, é esperada a qualquer momento.

A saga pela cadeira presidencial da CBF ganha mais um capítulo tenso, onde acordos passados, figuras históricas como Coronel Nunes e contratações de peso como a de Carlo Ancelotti se misturam em uma complexa batalha jurídica e política.

Compartilhar: