
cruzeiro x santos

Cruzeiro x Santos: Neymar Reencontra BH, Palco de Glórias, Dores e Aplausos da Torcida Rival
Quando Cruzeiro e Santos entram em campo no Mineirão, as expectativas vão muito além dos 90 minutos. De um lado, a Raposa mira o topo da tabela do Brasileirão; do outro, o Peixe luta para se afastar da zona de rebaixamento. Mas este confronto tem um tempero especial: o reencontro de Neymar Jr. com Belo Horizonte, uma cidade que marcou sua carreira com capítulos de pura genialidade, emoções à flor da pele e até momentos de superação.
Vivendo uma fase de grande estabilidade desde seu retorno ao futebol brasileiro, o camisa 10 do Santos chega a BH embalado por uma sequência de cinco jogos completos, algo que não acontecia desde 2022. Agora, ele retorna ao Gigante da Pampulha nove anos após sua última partida oficial no estádio.
A Relação de Neymar com o Mineirão: Entre Glórias e Lágrimas
O Mineirão foi palco de momentos icônicos para Neymar, especialmente com a camisa da Seleção Brasileira. Em 2016, ele foi o maestro na vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, nas Eliminatórias, com direito a gol e assistência para Philippe Coutinho. Antes, em 2013, já havia balançado as redes em um amistoso contra o Chile.
Contudo, foi na Copa do Mundo de 2014 que o estádio testemunhou a montanha-russa de emoções do craque. Nas oitavas de final, contra o Chile, Neymar converteu sua cobrança na tensa disputa de pênaltis e desabou em lágrimas de alívio com a classificação. Mal sabia ele que não voltaria a jogar naquele Mundial. Sem seu principal jogador, lesionado nas quartas de final, o Brasil sofreu a histórica goleada de 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal disputada no mesmo Mineirão.
Show de Gala no Independência: A Noite em que Neymar Foi Rei
Apesar da forte conexão com o Mineirão, foi no Estádio Independência, em 2012, que Neymar teve sua atuação mais memorável em Belo Horizonte. Com o Mineirão em reformas, o Horto recebeu um Santos inspirado, que goleou o Cruzeiro por 4 a 0, com três gols do craque.
A performance foi tão espetacular que a torcida do Cruzeiro, em um gesto de pura admiração pelo futebol arte, aplaudiu o adversário de pé. Emocionado, Neymar declarou na época:
“Um dia histórico na minha vida. Estou emocionado, dá vontade de chorar por tudo que a torcida do Cruzeiro fez para mim. Hoje, considero o Cruzeiro minha segunda casa.”
Neymar, em 2012
Belo Horizonte: O Refúgio para Recuperação
A relação de Neymar com a capital mineira transcende os gramados. A cidade também foi seu refúgio em momentos delicados. Sob os cuidados de Rodrigo Lasmar, médico da Seleção e do Atlético-MG, o craque passou por duas cirurgias cruciais em BH.
- 2018: Cirurgia no quinto metatarso do pé direito, que garantiu sua participação na Copa do Mundo da Rússia.
- 2023: Procedimento para corrigir a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, a lesão mais grave de sua carreira.
Retrospecto de Neymar em Jogos Oficiais em BH
- Cruzeiro 0x0 Santos – Brasileiro 2009 (Mineirão)
- Cruzeiro 0x0 Santos – Brasileiro 2010 (Mineirão)
- Cruzeiro 0x4 Santos – Brasileiro 2012 (Independência) – 3 gols
- Brasil 2×2 Chile – Amistoso 2013 (Mineirão) – 1 gol
- Brasil 2×1 Uruguai – Copa das Confederações 2013 (Mineirão)
- Brasil 1 (3) x (2) 1 Chile – Copa do Mundo 2014 (Mineirão)
- Brasil 3×0 Argentina – Eliminatórias 2016 (Mineirão) – 1 gol
O próximo capítulo desta rica história será escrito no duelo Cruzeiro x Santos. Resta saber se Belo Horizonte trará novas glórias, emoções ou, quem sabe, mais um momento inesquecível para a carreira de um dos maiores jogadores de sua geração. Para mais detalhes sobre a competição, confira a tabela oficial no site da CBF.
Compartilhar: