×

Ja Morant: O Futuro Incerto da Superestrela do Memphis Grizzlies

Ja Morant: O Futuro Incerto da Superestrela do Memphis Grizzlies

temp_image_1770704129.202332 Ja Morant: O Futuro Incerto da Superestrela do Memphis Grizzlies

Ja Morant: Uma Montanha-Russa de Emoções no Memphis Grizzlies

A data limite para trocas na NBA passou, e Ja Morant continua sendo jogador do Memphis Grizzlies, apesar das especulações de que a relação entre o armador de 26 anos e a equipe havia chegado a um ponto de ruptura. Zach Kleiman, o gerente geral dos Grizzlies, abordou os recentes movimentos da equipe na última sexta-feira, menos de 24 horas após o prazo final para trocas da temporada 2025-26, afirmando que parte do burburinho externo envolvendo Morant – um All-Star da NBA em 2022 e 2023 – é exagerado.

“Temos apoiado incrivelmente Ja”, disse Kleiman em uma coletiva de imprensa. “Ja é Ja… Tive conversas abertas, construtivas e honestas com Ja e seu staff, e continuarei tendo.”

A Troca Surpreendente de Jaren Jackson Jr.

Embora o Memphis não tenha feito nenhuma movimentação em relação a Morant, a equipe trocou Jaren Jackson Jr., outro All-Star duas vezes, o defensor do ano de 2023 e um veterano três vezes selecionado para o time de defesa, que liderou a liga em tocos em duas ocasiões.

“Jaren foi um pilar nos últimos oito anos”, comentou Kleiman. “Ele foi um profissional de verdade dentro e fora de quadra. Ele certamente deu o seu máximo.”

Kleiman explicou que a equipe avaliou vários cenários para os jogadores do elenco. Se um acordo não fosse feito, era porque eles não receberam a oferta certa.

O Retorno de Morant: Uma Interrogação

Questionado sobre se Morant jogaria novamente pelo Memphis nesta temporada, Kleiman deu uma resposta vaga, afirmando que o armador veterano está se recuperando de uma lesão e que a equipe fornecerá uma atualização posteriormente. “Continuarei dizendo que ele está em reabilitação. Ele está se dedicando à reabilitação”, disse Kleiman. “É uma determinação médica.”

De Promessa a Controvérsia: A Trajetória de Ja Morant

Morant, a segunda escolha no draft da NBA de 2019, após liderar Murray State a duas participações consecutivas no torneio da NCAA em seus dois anos com os Racers, chegou à liga cheio de entusiasmo e lances espetaculares. Dunkadas giratórias, finais emocionantes e manobras sinuosas eram sua marca registrada. Ele foi o novato do ano em 2020.

No entanto, as coisas mudaram nas últimas temporadas, com menos emoção, estatísticas em declínio e uma série de lesões e suspensões. A NBA impôs a ele a suspensão mais séria – 25 jogos no início da temporada 2023-24 – após ser flagrado em vídeo exibindo uma arma, sua segunda infração do tipo. A equipe o suspendeu por um jogo no início desta temporada após uma reclamação pós-jogo direcionada à equipe do Memphis, liderada pelo técnico de primeiro ano, Tuomas Iisalo.

As lesões, como já havia acontecido várias vezes na carreira de Morant, se acumularam, deixando o principal jogador do ataque dos Grizzlies no banco. Isso inclui os últimos sete jogos após sofrer uma entorse no cotovelo esquerdo. Morant tem médias de 19,5 pontos e 8,1 assistências por jogo nesta temporada, mas jogou em apenas 20 dos 49 jogos da equipe.

Reconstrução em Andamento: O Futuro dos Grizzlies

Reconhecendo a mudança de direção, Kleiman enfatizou que não se trata de uma reconstrução de cinco anos. Embora parte disso dependa da sorte, evitando lesões e outros fatores, ele acredita que a mudança é a direção necessária para os Grizzlies. Ele acredita que o núcleo com jogadores como Jaylen Wells, Cedric Coward e Zach Edey, um bicampeão universitário que se machucou na maior parte da temporada, estabelece a base para a reconstrução.

“O bom de onde estamos ao virarmos a página e começarmos a construir este grupo”, disse Kleiman, “é que não estamos começando do zero.”

Confira mais notícias da NBA

Compartilhar: