×

pascal siakam

pascal siakam

temp_image_1745804482.411039 pascal siakam

Gary Trent Jr. Brilha em Noite Histórica e Lidera Vitória Essencial do Bucks nos Playoffs da NBA

Milwaukee, Wisconsin – A sexta-feira à noite foi exatamente o que Damian Lillard visualizou quando pediu à diretoria do Milwaukee Bucks para contratar Gary Trent Jr. na última offseason. Bem, talvez não *exatamente* o que ele imaginou. Lillard certamente não previu a necessidade de voltar a jogar no meio de uma série de playoffs após perder mais de um mês devido a um coágulo (trombose venosa profunda) na panturrilha direita. Tampouco desejou ver o Bucks ficar para trás por 2 a 0 na série de primeira rodada contra o Indiana Pacers, perdendo por 10 pontos no intervalo do Jogo 3.

Mas ao ajudar a convencer Trent Jr. a vir para Milwaukee, ele definitivamente visualizou seu ex-companheiro de Portland Trail Blazers aparecendo no maior palco do basquete.

E foi exatamente isso que Trent Jr. fez na sexta-feira. Na vitória do Bucks por 117 a 101 no Jogo 3, Trent Jr. marcou um recorde pessoal em playoffs com 37 pontos, acertando incríveis nove bolas de 3 pontos, igualando o recorde da franquia Bucks para o maior número de triplos em um jogo de playoff. O Bucks diminuiu a desvantagem na série para 2 a 1, com o Jogo 4 marcado para domingo.

“Uma coisa que eu disse à equipe quando eles estavam tentando trazer Gary para cá e eu estava tentando fazer essa conexão, foi que ele é um dos jogadores mais confiantes com quem já joguei”, disse Lillard após a partida. “Um cara inabalável. Sua confiança é constante. Sua ética de trabalho é constante. Muito teimoso. E ele é um cara que não vai se abalar nos momentos decisivos. E ele estará lá.”

“Essa foi uma coisa em que sempre confiei com Gary. Quando ele tem uma atuação como a de hoje à noite, eu sei o quanto ele realmente acredita em si mesmo. Algumas pessoas acreditam quando as coisas vão bem, outras se desanimam, mas eu conheço os pensamentos dele sobre si mesmo, a verdadeira confiança. Esse tipo de jogo não me surpreende vindo dele e aconteceu em um momento em que precisávamos.”

A Estratégia de Doc Rivers: Trent Jr. na Titularidade

Após a derrota do Jogo 2 em Indianapolis, o técnico do Bucks, Doc Rivers, falou sobre a necessidade de ajustar a escalação para evitar os inícios de jogo e de segundo tempo ruins da equipe. Antes do Jogo 3, Rivers manteve o mistério, mas sabia exatamente o que queria. No Jogo 3, ele removeu Taurean Prince da escalação titular e inseriu Trent Jr. como ala-armador titular.

Trent Jr. jogou 34 minutos – um número que ele alcançou apenas nove vezes durante a temporada regular – e assumiu uma das tarefas defensivas mais difíceis: marcar o armador All-Star dos Pacers, Tyrese Haliburton, que terminou com 14 pontos, 7 rebotes e 10 assistências.

“Queríamos alguém agressivo para atacar Haliburton de volta”, disse Rivers. “Achei que ele fez isso. Achei que foi ótimo para nós. E gostei da defesa dele na bola.”

“Então, havia duas razões. A parte ofensiva, porque ele é realmente agressivo. E a parte defensiva, por causa de suas mãos e quão agressivo ele é ali, ele pressionou a bola. Achei que foi a primeira vez na série que aplicamos pressão na bola e acho que isso fez uma grande diferença.”

A Conexão com Giannis e a Zona de Arremesso

Desde o início do jogo, Trent Jr. procurou agressivamente seu arremesso. Ele foi especialmente útil como válvula de escape para o duas vezes MVP da NBA, Giannis Antetokounmpo, que também teve uma atuação monstruosa com 37 pontos, 12 rebotes e 6 assistências. Antetokounmpo e Trent Jr. se tornaram a primeira dupla na história do Bucks a marcar 35 ou mais pontos no mesmo jogo de playoff.

Os Pacers tentaram dobrar a marcação em Antetokounmpo. Trent Jr. sabia disso e se posicionou na área onde encontraria arremessos abertos: a asa, ligeiramente acima do local onde Giannis atacava. Ele se colocou à disposição enquanto Antetokounmpo atraía a defesa, recebendo passes de volta para triplos livres.

“Obviamente, entendemos como eles estão tentando nos defender e quem estão tentando marcar e tirar Giannis e tirar Dame”, disse Trent Jr. sobre estar um passe de distância de um post-up de Antetokounmpo. “Então, há certas oportunidades que podem se apresentar e é só acertar o arremesso.”

Essa posição na asa tem sido um ponto estratégico para atiradores rápidos quando Antetokounmpo está em quadra. Khris Middleton, por anos, ocupou essa área. Quando Middleton se machucou em 2022, Grayson Allen também causou estrago de lá. Se Trent Jr. continuar se movimentando e arremessando rapidamente, essa posição pode ser um ponto perigoso para ele pelo resto da série.

“É ótimo”, disse Antetokounmpo. “Ele não hesita. Ele quer arremessar a bola.”

A Virada Defensiva no Terceiro Quarto

Com Trent Jr. na escalação inicial, o Bucks evitou cavar um buraco profundo no início, mas ainda estava 10 pontos atrás no intervalo. Com a temporada em jogo, a equipe precisava de uma virada rápida. O caminho para o sucesso do Jogo 3 e para empatar a série no Jogo 4 está no que o time mostrou no terceiro quarto.

Mais do que as performances de Trent Jr. e Antetokounmpo, o esforço e a intensidade defensiva do Bucks permitiram que eles fizessem uma corrida rápida no início do terceiro período para assumir a liderança. Eles construíram uma vantagem de 11 pontos indo para o quarto final, superando os Pacers por 39 a 18 no terceiro.

Enquanto Haliburton tinha a bola, Trent Jr. ditava onde ele iria. Durante todo o terceiro quarto, o Bucks forçou os Pacers a rodar seu ataque de apenas um lado da quadra. “Fisicalidade”, disse Rivers sobre a defesa de seu time no terceiro quarto. “Subimos, colocamos as mãos neles. Pressionamos. Conseguimos desvios.”

Rivers comparou o que o Bucks precisa fazer defensivamente a um ataque de linha defensiva no futebol americano (NFL). Se permitirem que os Pacers vão para onde quiserem, o ataque fluirá. Se colocarem pressão, dificultarão a movimentação da bola, como fizeram nos dois primeiros jogos.

“Este foi um jogo que precisávamos vencer, realmente o maior jogo do ano”, disse AJ Green, que contribuiu com 12 pontos e 4 assistências. “Não podemos ficar com 3 a 0, não podemos perder em casa. Eu simplesmente amei o que fizemos no segundo tempo.”

“Acertamos arremessos, mas começando defensivamente, senti que meio que os ditamos mais defensivamente, controlamos um pouco mais o ritmo deles, contivemos a bola bem. E isso levou ao nosso ataque e a acertarmos arremessos, então temos que continuar fazendo isso.”

Cada erro dos Pacers significava outra chance para o Bucks atacar uma defesa desprevenida. Na sexta-feira, isso se traduziu em mais oportunidades para Trent Jr. ampliar a liderança do Bucks.

Jogar uma defesa física constante no ponto de ataque é o que dará ao Bucks uma chance de buscar uma virada massiva e vencer esta série. Mas a sexta-feira sempre será lembrada como a noite em que Gary Trent Jr. foi inserido na escalação titular e garantiu ao Bucks uma vitória nos playoffs com uma das noites de arremesso de 3 pontos mais notáveis na história da franquia.

“Você sempre quer ter jogadores que vão sair lá e competir”, disse Antetokounmpo. “E obviamente, quando você joga defesa, você ganha energia. Quando você vê a bola entrar, você arremessa mais, e ele estava quente. Estou com o Bucks há muito tempo. Nunca vi um cara fazer nove bolas de 3 em um jogo de playoff.”

“Estou muito, muito feliz por ele, mas seja humilde na vitória. Seja humilde na vitória. Seja humilde na vitória. Temos muitos jogos pela frente. Ele definitivamente ajudou a equipe a conseguir esta vitória hoje à noite, mas temos outra em dois dias.”

Para mais detalhes sobre os Milwaukee Bucks ou os Playoffs da NBA de 2024, visite os sites oficiais.

Compartilhar: