×

GAC Chega ao Brasil: Conheça a Montadora Chinesa Que Quer Desafiar BYD e GWM

GAC Chega ao Brasil: Conheça a Montadora Chinesa Que Quer Desafiar BYD e GWM

temp_image_1749381737.534348 GAC Chega ao Brasil: Conheça a Montadora Chinesa Que Quer Desafiar BYD e GWM

GAC Desembarca no Brasil com Ambição de Gigante Chinesa

O cenário mercado automotivo brasileiro acaba de ganhar um novo e poderoso jogador: a GAC Motors. A sexta maior montadora da China desembarcou oficialmente no país no final de maio, marcando sua entrada em um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do mundo.

A tática da GAC Brasil é clara e direta: disputar palmo a palmo o espaço já conquistado por outras marcas chinesas que têm expandido rapidamente sua presença e influência por aqui, como a BYD e a GWM.

A Estratégia da GAC: Expansão Agressiva e Produção Local?

Para concretizar essa meta audaciosa, a GAC não veio para brincadeira. As operações foram iniciadas com um portfólio inicial de cinco modelos e um plano agressivo para a expansão de sua rede de concessionárias, visando chegar a impressionantes 80 unidades em território nacional até o final de 2025.

A estrutura logística para suportar essa operação já está em funcionamento, contando com um centro de distribuição estratégico localizado em Cajamar (SP). E o futuro da GAC Motors no Brasil promete ainda mais: há um projeto em andamento para a instalação de uma fábrica local nos próximos anos.

Essa unidade fabril deverá aproveitar o espaço ocioso na unidade de Catalão (GO), em uma parceria estratégica com a Mitsubishi. A expectativa de vendas é igualmente ambiciosa: a GAC projeta comercializar mais de 100 mil veículos no país até 2030, investindo forte em tecnologia, eletrificação, mas também apostando em modelos a combustão em segmentos considerados estratégicos para o mercado brasileiro.

Portfólio GAC: Da Eletrificação à Aposta no Motor a Combustão com o GS3 Emzoom

Enquanto a BYD consolidou sua liderança no segmento de veículos elétricos e híbridos plug-in e a GWM tem apostado forte em seus SUVs híbridos, a GAC optou por uma abordagem mais diversificada e abrangente em seu portfólio inicial para o Brasil.

Seu line-up de lançamento inclui SUVs médios híbridos, um sedã elétrico, SUVs elétricos e, o que talvez seja sua ‘carta na manga’ mais interessante: um SUV a combustão com grande potencial de volume.

GS3 Emzoom: Detalhes e Posicionamento

A grande surpresa e aposta da GAC no Brasil é o SUV compacto GS3 Emzoom. Exibido pela primeira vez no país durante o evento de apresentação da marca em São Paulo, o GS3 Emzoom nada contra a corrente majoritária da eletrificação chinesa, apostando em um conjunto mecânico tradicional que pode agradar a uma parcela considerável dos consumidores brasileiros.

O modelo vem equipado com um motor 1.5 turbo que entrega 152 cv de potência e um torque de 27 kgfm, associado a um eficiente câmbio de dupla embreagem com sete marchas.

Com dimensões compactas, mas bem aproveitadas (4,35 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos), o GS3 Emzoom se posiciona para brigar diretamente em um dos segmentos mais quentes do mercado, enfrentando rivais de peso como Renault Kardian, Hyundai Creta e Volkswagen Nivus.

Visualmente, o GS3 se destaca pelo design moderno e agressivo, com destaque para a grade frontal com feixes verticais e faróis afilados. No interior, ele promete bom nível de equipamentos e acabamento, oferecendo painel digital, central multimídia de 10,25 polegadas, materiais variados e itens como ar-condicionado digital, seis airbags e carregador de celular por indução na versão topo de linha.

Ainda sem data oficial para chegar efetivamente às lojas, a GAC já indicou que todos os carros presentes em seu line-up global podem, eventualmente, ser oferecidos por aqui, dependendo da receptividade e da demanda do mercado.

Outros Modelos e Preços Divulgados

Além do GS3 Emzoom, a GAC apresentou outros modelos que compõem seu portfólio inicial no Brasil, como o SUV híbrido GS4, os elétricos ION V e ION Y, e o imponente SUV de luxo Hyptake HT, que se destaca por seus 345 cv e as chamativas portas traseiras em formato asa de gaivota.

Os preços divulgados pela GAC Brasil para seus modelos variam, começando em R$ 169 mil para o sedã elétrico Aion S e podendo chegar a R$ 349 mil no caso do Hyptake HT.

O Futuro da GAC no Mercado Brasileiro

Com uma estratégia de entrada robusta, investimentos em infraestrutura logística e potencial produção local, além de um portfólio diversificado que busca atender a diferentes nichos de mercado – desde os entusiastas da eletrificação até aqueles que buscam um SUV a combustão moderno e bem equipado como o GS3 Emzoom –, a GAC Motors tem todas as credenciais para se tornar um player relevante e intensificar ainda mais a saudável competição no dinâmico cenário dos carros chineses no Brasil. Resta aguardar a chegada efetiva dos modelos às lojas para ver a reação do consumidor brasileiro.

Compartilhar: