Nubank Vai Fechar? Entenda os Rumores e a Realidade do Banco Digital

Nubank Vai Fechar? A Verdade Revelada
Em meio à recente liquidação extrajudicial da Will Financeira, uma onda de boatos tomou conta das redes sociais, levantando a preocupação de que outros bancos digitais pudessem seguir o mesmo caminho. O Nubank, com sua vasta base de mais de 112 milhões de clientes, foi um dos principais alvos desses rumores. Mas, afinal, o Nubank vai fechar? A resposta é: não.
O Que Aconteceu com a Will Financeira?
A crise da Will Financeira foi desencadeada por investigações da Polícia Federal sobre suspeitas de gestão fraudulenta envolvendo a holding Master, à qual a Will pertencia. A prisão do CEO da Master e a decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master, devido a uma grave crise de liquidez, foram fatores determinantes. O Banco Central permitiu que a Will operasse temporariamente sob Regime Especial de Administração Temporária (RAET), buscando um comprador, mas a inadimplência com a Mastercard selou o destino do banco.
Por Que o Nubank é Diferente?
Especialistas são unânimes em afirmar que a situação do Nubank é significativamente diferente da Will Financeira. “Os dois casos são incomparáveis”, declara o advogado Rafael Mortari, sócio do Mortari Bolico Advogados. O Nubank, ao contrário da Will, não está vinculado a um conglomerado em crise. “Nubank é topo e negócio principal da sua estrutura, não possui uma holding em crise que possa puxá-lo para baixo como no caso do Will com o Master”, complementa Mortari.
Solidez Financeira e Transparência
O Nubank é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Nova York, o que a obriga a cumprir rigorosos padrões de transparência e divulgar relatórios detalhados sobre sua situação financeira. No terceiro trimestre de 2025, o banco reportou uma receita de US$ 4,2 bilhões e um lucro líquido de US$ 783 milhões. Além disso, o Nubank mantém um “colchão de liquidez” acima do exigido pelo Banco Central, garantindo sua capacidade de absorver perdas.
André Franco, CEO da Boost Research, reforça: “Não é porque é uma fintech que se deve cravar que vai pelo mesmo caminho. O Nubank tem uma estrutura muito mais saudável e, obviamente, é um dos maiores bancos do Brasil, com listagem lá fora. Então, quando olhamos para essa solidez, não faz muito sentido pensar dessa forma.”
Mudança para Banco e Mais Segurança
O Nubank está em processo de obtenção da licença para operar como um banco pleno junto ao Banco Central, o que implicará em ainda mais exigências de segurança e regulamentação. A própria operação do Nubank oferece maior segurança aos clientes, sem sinais de fragilidade como insolvência ou problemas operacionais em meios de pagamento, ao contrário do que ocorreu com a Will Bank.
Como Escolher um Banco Digital Seguro
Em um mercado financeiro dinâmico, com diversas opções de bancos e fintechs, é fundamental que os clientes pesquisem e fiquem atentos aos sinais de risco. Economistas recomendam evitar instituições com modelos de negócio focados em crédito de alto risco, pouca diversificação de receitas ou dependência excessiva de poucos investidores. Rentabilidades muito acima do mercado também devem ser encaradas com cautela.
“O mais importante é se informar, se manter atualizado com informações consistentes dos bancos e fintechs em que cada pessoa opera”, conclui Luis Castelo, sócio da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados.
Recursos Adicionais:
- Banco Central do Brasil – Para informações sobre regulamentação e segurança do sistema financeiro.
- Nubank – Site oficial do banco para informações sobre seus produtos e serviços.
Compartilhar:


