×

Calendário PIS/Pasep 2026: Saiba Tudo Sobre o Pagamento do Ano-Base 2024!

Calendário PIS/Pasep 2026: Saiba Tudo Sobre o Pagamento do Ano-Base 2024!

temp_image_1762255582.881403 Calendário PIS/Pasep 2026: Saiba Tudo Sobre o Pagamento do Ano-Base 2024!

html

Calendário PIS/Pasep 2026: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Pagamento do Ano-Base 2024!

A expectativa é grande para a divulgação do calendário PIS/Pasep 2026, que irá definir as datas de pagamento do abono salarial para milhões de trabalhadores brasileiros. Se você trabalhou em 2024 e aguarda esse benefício, este guia completo trará as informações mais recentes e o que esperar.

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são abonos salariais pagos anualmente, uma importante ajuda financeira para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos, respectivamente. Em 2026, os pagamentos se referem ao ano-base 2024, seguindo o cronograma atualizado após as mudanças ocorridas durante a pandemia.

Quando o Calendário PIS/Pasep 2026 Será Divulgado?

Ainda não há uma data oficial para a divulgação, mas a expectativa é que o calendário PIS/Pasep 2026 seja anunciado pelo governo federal em novembro deste ano. Tradicionalmente, as datas são definidas durante a última reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Portanto, fique atento às notícias do governo para a confirmação oficial.

Ano-Base 2024: Entenda o Pagamento do PIS/Pasep em 2026

Uma dúvida comum é sobre qual ano de trabalho o benefício PIS/Pasep 2026 se refere. Devido aos atrasos na liberação dos pagamentos que ocorreram durante a pandemia de COVID-19, o abono salarial passou a ser pago com um intervalo de dois anos em relação ao ano-base trabalhado. Isso significa que o PIS 2026 e o Pasep 2026 serão referentes aos serviços prestados em 2024. É fundamental que os trabalhadores estejam cientes dessa defasagem para planejar suas finanças.

Qual Será o Valor do PIS/Pasep 2026?

O valor do PIS/Pasep 2026 ainda é uma incógnita, pois ele é calculado com base no salário mínimo vigente no ano de pagamento. Isso significa que o valor exato só será conhecido após o anúncio do novo piso salarial nacional, geralmente definido no final do ano anterior ou início do ano de referência do pagamento. Para se ter uma ideia, o cálculo é proporcional aos meses trabalhados no ano-base, sendo que cada mês de trabalho dá direito a 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou os 12 meses do ano-base 2024 receberá o valor integral do salário mínimo de 2026.

Quem Tem Direito ao PIS/Pasep 2026 (Ano-Base 2024)?

Para ter direito ao pagamento do PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, os trabalhadores devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2024. Esses dias podem ser consecutivos ou não.
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2024.
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial, dependendo do regime de contratação.

É importante ressaltar que trabalhadores domésticos não têm direito ao PIS/Pasep. Para verificar a elegibilidade e consultar o benefício quando o calendário for liberado, os trabalhadores da iniciativa privada podem acessar os canais da Caixa Econômica Federal (como o aplicativo Caixa Trabalhador) e os servidores públicos podem consultar o Banco do Brasil.

Mantenha-se Informado!

Acompanhar as notícias oficiais do governo e dos órgãos responsáveis é a melhor maneira de não perder o prazo do seu abono salarial 2026. As informações sobre o calendário PIS/Pasep 2026 serão amplamente divulgadas assim que forem oficializadas.

Esteja preparado para consultar seu benefício e garantir o acesso ao seu direito. Em caso de dúvidas, procure os canais de atendimento da Caixa (para PIS) ou do Banco do Brasil (para Pasep), ou o Ministério do Trabalho e Emprego.

Compartilhar: