×

Dante Michelini: Suspeito Preso por Assassinato Choca Espírito Santo – Relembre o Caso Araceli

Dante Michelini: Suspeito Preso por Assassinato Choca Espírito Santo – Relembre o Caso Araceli

temp_image_1770826293.179319 Dante Michelini: Suspeito Preso por Assassinato Choca Espírito Santo - Relembre o Caso Araceli



Dante Michelini: Suspeito Preso por Assassinato Choca Espírito Santo – Relembre o Caso Araceli

Dante Michelini: Suspeito Preso por Assassinato em Guarapari (ES)

A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu um suspeito pelo brutal assassinato de Dante Michelini, 76 anos, encontrado decapitado e carbonizado em um sítio em Guarapari no dia 3 de fevereiro. O caso reacendeu a memória de um dos crimes mais notórios do país: o assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, em 1973, no qual Dante Michelini foi acusado e posteriormente absolvido.

O Crime e a Prisão do Suspeito

O suspeito, originário da Bahia e residente em Guarapari desde o final de dezembro de 2025, já estava preso por furto quando foi indiciado pelo assassinato de Dante Michelini. Segundo o delegado Franco Malini, chefe da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Guarapari, o crime foi motivado por uma briga entre o suspeito e a vítima.

“O suspeito dormia em uma construção na chácara sem autorização. Dante descobriu e o expulsou, levando a uma luta e, posteriormente, ao ataque por vingança”, explicou o delegado. A cabeça de Dante Michelini foi encontrada na manhã de quarta-feira (11) e a faca utilizada no crime foi localizada com a ajuda dos Bombeiros.

Relembrando o Caso Araceli

Dante Michelini foi um dos principais acusados no caso Araceli, um crime que chocou o Brasil em 1973. A menina de 8 anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada em Vitória. Apesar de ter sido condenado em 1980, a sentença foi anulada e, após uma nova análise do processo, Dante e os demais réus foram absolvidos por falta de provas. O caso permanece impune até hoje.

Em memória a Araceli, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da Lei Federal 9.970/2000.

Investigações e Descobertas

As investigações indicam que o crime ocorreu entre 19 e 20 de janeiro. A polícia realizou buscas na propriedade de Dante Michelini, incluindo o esvaziamento de uma piscina com odor suspeito, mas encontraram apenas restos de tartarugas. A rotina da vítima também foi investigada, com entrevistas a familiares e conhecidos.

A família de Dante havia colocado o sítio à venda, o que também foi um ponto de investigação. A Polícia Científica identificou o corpo através de exame papiloscópico.

O Legado da Família Michelini

A família Michelini é uma das mais tradicionais e influentes do Espírito Santo. O avô de Dante, também chamado Dante Michelini, empresta seu nome a uma das principais avenidas de Vitória.

Este caso, além da brutalidade do crime, traz à tona um capítulo sombrio da história do Espírito Santo e a persistente busca por justiça no caso Araceli.

Fonte: G1 ES


Compartilhar: