×

Guatemala em Crise: Motins, Violência e a Resposta do Governo

Guatemala em Crise: Motins, Violência e a Resposta do Governo

temp_image_1768790436.908098 Guatemala em Crise: Motins, Violência e a Resposta do Governo



Guatemala em Crise: Motins, Violência e a Resposta do Governo

Guatemala em Crise: Motins, Violência e a Resposta do Governo

Um dia de violência sem precedentes tomou conta da Guatemala neste domingo (18). Motins simultâneos em presídios desencadearam uma onda de ataques coordenados contra policiais em todo o país, resultando na morte de pelo menos sete agentes da lei. A escalada da violência é atribuída à gangue Barrio 18, considerada grupo terrorista pelo governo guatemalteco.

A crise teve início após as forças de segurança recuperarem o controle do presídio de Renovación 1, no sul do país, que havia sido tomado por detentos no sábado (17). A ação foi orquestrada pelo Barrio 18, que exigia mais privilégios para seu líder, Aldo Duppie, conhecido como El Lobo. Duppie cumpre uma pena que ultrapassa 2.000 anos de prisão.

Captura de El Lobo e Retaliação

Na manhã de domingo, as autoridades conseguiram capturar El Lobo e libertar os agentes carcerários que haviam sido feitos reféns. Em retaliação, ataques simultâneos contra policiais eclodiram na capital, Cidade da Guatemala, e em seus arredores. O ministro do Interior guatemalteco, Marco Antonio Villeda, confirmou a morte de sete policiais e de um membro da gangue, além de dez policiais feridos.

Villeda enfatizou que o governo não negociará com o grupo armado, reafirmando seu compromisso com o cumprimento da lei. “Não estou fazendo pactos com gangues. Estou totalmente comprometido com o cumprimento da lei”, declarou o ministro.

Resposta do Governo e Medidas de Segurança

Diante da escalada da violência e de novas ameaças, o governo da Guatemala ordenou o envio do Exército para as ruas e decidiu cancelar as aulas em todo o país na segunda-feira (19). “Conversamos com o presidente Bernardo Arévalo e operações conjuntas com o Exército serão lançadas para garantir a segurança dos centros urbanos e a segurança pública”, acrescentou Villeda.

O diretor da Polícia Nacional Civil, David Boteo, alertou para a possibilidade de membros de gangues atacarem civis e aconselhou os guatemaltecos a permanecerem em casa. A situação exige cautela e atenção redobrada por parte da população.

Barrio 18: Grupo Terrorista

O Congresso da Guatemala declarou o Barrio 18 um grupo terrorista em outubro de 2025, seguindo a decisão do governo dos Estados Unidos, liderado na época pelo presidente Donald Trump. A designação reflete a gravidade das ações da gangue e a ameaça que ela representa para a segurança nacional.

Para mais informações sobre a situação na Guatemala, você pode consultar a reportagem original do G1.

Acompanhe as últimas notícias e atualizações sobre a crise na Guatemala.


Compartilhar: