Ônibus em Campinas: Protesto Surpreende Passageiros e Causa Paralisação

Ônibus em Campinas: Passageiros Surpreendidos por Paralisação em Protesto
Na manhã desta quarta-feira, 16 de abril de 2025, os passageiros do sistema de ônibus de Campinas, São Paulo, foram surpreendidos por uma paralisação inesperada. Os funcionários do setor de transportes decidiram cruzar os braços, liberando apenas 30% da frota, em um ato de protesto para relembrar o trágico assassinato do sindicalista Nilton Aparecido de Maria, ocorrido em janeiro de 2022.
Motivo do Protesto: Justiça para Nilton Aparecido de Maria
A manifestação tem como objetivo principal trazer à tona a memória de Nilton Aparecido de Maria e pressionar por justiça. As audiências de julgamento dos suspeitos tiveram início nesta mesma quarta-feira (16). A Polícia e o Ministério Público de São Paulo trabalharam com a hipótese de execução motivada por divergências sindicais, tornando o caso ainda mais impactante para a comunidade.
Impacto na Mobilidade Urbana de Campinas
A paralisação causou transtornos significativos para os usuários do transporte público em Campinas. A normalização do serviço estava prevista para ocorrer a partir das 8h da manhã, e, até o momento, não há informações sobre novas paralisações programadas pelo sindicato.
Ações da Emdec para Minimizar os Impactos
Diante da situação, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela administração dos transportes na cidade, acionou o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência). Ônibus menores da rede alternativa foram mobilizados para atender os principais corredores, buscando minimizar os impactos da paralisação na população.
Acompanhe as Atualizações
Continue acompanhando nossas atualizações para mais informações sobre a situação do transporte público em Campinas e o desenrolar do julgamento dos suspeitos do assassinato do sindicalista Nilton Aparecido de Maria.
Compartilhar isso: