
Ticketmaster Under Scrutiny: Oasis Reunion Tour Pricing Sparks Investigation

Ticketmaster em Apuros: Preços da Turnê de Reunião do Oasis Levantam Suspeitas
A Ticketmaster pode ter “enganado os fãs do Oasis” com preços pouco claros durante a venda dos ingressos para a tão esperada turnê de reunião da banda no ano passado, de acordo com o órgão de fiscalização da concorrência do Reino Unido. A Competition and Markets Authority (CMA) declarou que a empresa pode ter violado a lei de proteção ao consumidor ao vender ingressos “platinum” por quase 2,5 vezes o preço padrão, sem explicar que eles não ofereciam benefícios adicionais.
“Isso representou um risco de dar aos consumidores a impressão enganosa de que os ingressos platinum eram melhores”, afirmou a CMA em uma atualização de sua investigação sobre a Ticketmaster. A CMA instruiu a Ticketmaster a alterar a forma como rotula os ingressos e revela os preços aos fãs no futuro. A Ticketmaster respondeu que “acolhe” as orientações.
“Na Ticketmaster, nos esforçamos para fornecer a melhor plataforma de bilheteria por meio de uma experiência simples, transparente e amigável ao consumidor”, disse um porta-voz à BBC, por e-mail. “Acolhemos as contribuições da CMA para ajudar a tornar o setor ainda melhor para os fãs.”
Ingressos “Em Demanda” e Preços Inflacionados
Mais de 900.000 ingressos foram vendidos para a tão esperada turnê de reunião do Oasis, quando foram colocados à venda em 31 de agosto do ano passado. No entanto, muitos fãs se sentiram lesados quando os ingressos padrão, anunciados a £135 mais taxas, foram rotulados como “em demanda” e alterados na Ticketmaster para £355 mais taxas. Em meio às consequências, o Oasis emitiu um comunicado dizendo que não tinha “conhecimento de que preços dinâmicos seriam usados” na venda de ingressos para as datas iniciais.
A Investigação da CMA e as Práticas Comerciais da Ticketmaster
A CMA lançou sua investigação em setembro para examinar se a Ticketmaster havia se envolvido em “práticas comerciais desleais” e se os fãs foram pressionados a comprar ingressos em um curto período de tempo. A Ticketmaster posteriormente negou o uso de “preços dinâmicos” para manipular os preços. “Não alteramos os preços de forma automatizada ou algorítmica”, disse o diretor da empresa no Reino Unido, Andrew Parsons, aos parlamentares no mês passado. Ele sustentou que todos os preços são determinados por equipes de artistas e promotores – embora, no caso do Oasis, o promotor, SJM Concerts, tenha laços com a controladora da Ticketmaster, a Live Nation.
A CMA não comentou sobre a questão dos preços dinâmicos, mas disse que a Ticketmaster dificultou para os fãs do Oasis tomarem “decisões informadas”. Por exemplo, disse, os clientes não sabiam que existiam “duas categorias de ingressos de pé a preços diferentes, com todos os ingressos de pé mais baratos vendidos primeiro”. Isso resultou em “muitos fãs esperando em uma fila longa sem entender o que estariam pagando e, em seguida, tendo que decidir se pagariam um preço mais alto do que o esperado”, continuou a CMA.
Próximos Passos e Resposta do Governo
O órgão de fiscalização reconheceu que a Ticketmaster fez algumas mudanças em suas práticas comerciais desde a venda do Oasis em agosto passado. No entanto, disse, “a CMA atualmente não considera que essas mudanças sejam suficientes para resolver suas preocupações”. “Agora esperamos que a Ticketmaster trabalhe conosco para resolver essas preocupações para que, no futuro, os fãs possam tomar decisões bem informadas ao comprar ingressos”, disse Hayley Fletcher, diretora sênior interina de proteção ao consumidor.
Downing Street respondeu ao relatório dizendo que “todos merecem uma chance justa de conseguir ingressos” para eventos musicais e esportivos. Um porta-voz repetiu uma citação dada pela secretária de cultura Lisa Nandy no início deste ano, quando o governo anunciou planos para limitar o preço pelo qual os ingressos podem ser revendidos. “A chance de ver seus músicos ou times esportivos favoritos ao vivo é algo que todos nós apreciamos… Mas por muito tempo os fãs tiveram que suportar a miséria de cambistas que sugavam ingressos para revenda a preços enormemente inflacionados. Também vimos casos em que a falta de transparência significou que os clientes foram pegos desprevenidos por aumentos de preços de última hora para eventos de alta demanda.” O porta-voz acrescentou que uma resposta completa à consulta da CMA será emitida oportunamente.
A turnê do Oasis está programada para começar no Principality Stadium de Cardiff em 4 de julho de 2025.
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