×

Hamilton Mourão Depõe no STF e Nega Participação em Plano de Golpe

Hamilton Mourão Depõe no STF e Nega Participação em Plano de Golpe

temp_image_1748044416.73349 Hamilton Mourão Depõe no STF e Nega Participação em Plano de Golpe

Hamilton Mourão Depõe ao STF e Rejeita Alegações de Envolvimento em Trama Golpista

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) prestou depoimento crucial nesta sexta-feira (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF). As oitivas fazem parte das investigações que apuram uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Mourão Nega Conhecimento de Plano de Golpe

Durante seu depoimento, Hamilton Mourão foi enfático ao negar ter tido qualquer conhecimento sobre um plano voltado para um golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que há indícios consolidados de reuniões pós-segundo turno que discutiram o tema e questionou o senador sobre sua participação.

Em resposta, Mourão afirmou categoricamente que não foi convocado para nenhum encontro com essa finalidade. A investigação segue colhendo depoimentos para esclarecer os fatos ligados à suposta trama.

Rebatendo Mauro Cid e Esclarecendo Encontros

O senador foi confrontado com a afirmação do tenente-coronel Mauro Cid, que teria confirmado a presença de Mourão em uma dessas reuniões. Mourão, no entanto, rebateu firmemente, declarando que Cid está “totalmente” enganado.

O ministro Alexandre de Moraes mencionou um encontro que teria sido agendado entre ele e Hamilton Mourão em São Paulo, mas que não se concretizou. Mourão respondeu que todos os seus atos oficiais eram públicos e constavam em sua agenda. Ele acrescentou:

“Até porque se eu fosse me encontrar com vossa excelência, eu falaria pro Bolsonaro, não tenho nada a esconder, não somos dois bandidos”.

Defesa de Bolsonaro e Visão Sobre a Transição

Além de negar envolvimento em planos golpistas, Hamilton Mourão também defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, as reuniões das quais participou após as eleições trataram exclusivamente do período de transição de governo.

Mourão assegurou que Bolsonaro estava preparado para realizar a entrega do governo federal ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao comentar os eventos de 8 de janeiro, o senador os classificou como “baderna”.

Contexto das Investigações

O depoimento de Hamilton Mourão foi solicitado pela defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As audiências de testemunhas estão sendo realizadas por videoconferência e fazem parte da investigação que apura a atuação do que é considerado o “núcleo 1” da trama golpista.

As oitivas prosseguirão nos próximos dias, visando elucidar todos os aspectos relacionados à tentativa de ruptura institucional.

Fique por dentro das últimas atualizações sobre este e outros temas relevantes assinando nossa newsletter.

Compartilhar: