×

João Bettega Expulso do MBL: Entenda a Saída Conturbada e a Demissão em Massa do Gabinete

João Bettega Expulso do MBL: Entenda a Saída Conturbada e a Demissão em Massa do Gabinete

temp_image_1746640529.552523 João Bettega Expulso do MBL: Entenda a Saída Conturbada e a Demissão em Massa do Gabinete

João Bettega Expulso do MBL: Entenda a Saída Conturbada e a Demissão em Massa do Gabinete

O cenário político de Curitiba foi agitado nesta semana com a notícia bombástica da expulsão do vereador João Bettega do Movimento Brasil Livre (MBL). A decisão, anunciada pela coordenação nacional do grupo, marca um ponto de virada na trajetória do parlamentar e gerou uma reação imediata e drástica em seu gabinete: a demissão coletiva de todos os funcionários.

A Ruptura: Motivos Por Trás da Expulsão

Segundo o MBL, a saída de João Bettega decorre de uma série de fatores considerados como “infidelidade” aos princípios do movimento. Renan Santos, um dos líderes nacionais, divulgou uma nota interna criticando duramente a postura do vereador. Entre as razões apontadas estão a produção de “vídeos idiotas” e uma suposta “vista grossa” em relação a ações atribuídas ao Partido Liberal (PL) em Curitiba.

Reação em Cadeia: O Gabinete se Esvazia

Em um desdobramento inédito no Brasil, a expulsão de João Bettega do MBL provocou a renúncia de todos os seus assessores na Câmara Municipal. A decisão conjunta dos funcionários reflete o alinhamento deles com o grupo político que elegeu o vereador e uma clara oposição ao seu afastamento da “direita” associada ao movimento. A nota do MBL chegou a classificar a situação de Bettega como um “caso mais insólito de traição e despreparo”, mencionando que ele “se nega a fazer mandato” e tem “vergonha do grupo que o elegeu”.

Quem é João Bettega?

Aos 28 anos, João Bettega foi eleito vereador em 2020 com expressivos mais de 12 mil votos. Sua carreira política foi impulsionada pela forte atuação nas redes sociais, onde acumula mais de um milhão de seguidores somando Instagram e YouTube. No entanto, sua presença online também gerou polêmicas, como um vídeo em que aparece humilhando um adolescente.

O Peso do Bolsonarismo na Decisão

Outro ponto crucial para a decisão do MBL, conforme explicou Will Rocha, coordenador do movimento no Paraná, foi a percepção de uma aproximação de João Bettega com o bolsonarismo. Rocha reforçou a posição do MBL de se definir como um movimento de direita, mas que “execra o bolsonarismo”.

Posicionamento do Vereador

Até o momento, João Bettega não se pronunciou publicamente sobre sua expulsão do MBL ou sobre a renúncia de sua equipe, mantendo silêncio sobre os recentes acontecimentos que agitam a política curitibana.

Acompanhe mais notícias sobre política e os desdobramentos deste caso em nosso site.

Compartilhar: