
Granada Celebra a Enfermagem: Hospital Clínico San Cecilio Homenageia 1800 Profissionais

Granada Celebra a Enfermagem: Hospital Clínico San Cecilio Homenageia 1800 Profissionais
A cidade de Granada está em festa para celebrar o incansável trabalho dos profissionais de enfermagem. O Hospital Universitário Clínico San Cecilio de Granada dedicou uma semana inteira a diversas atividades, com o objetivo de dar visibilidade e reconhecer a essencial atuação dos cerca de 1.800 profissionais que compõem suas equipes de enfermagem, incluindo enfermeiras e técnicos em cuidados auxiliares de enfermagem.
Um Compromisso com a Excelência em Cuidados
Mais do que uma simples celebração, esta semana especial reforça o compromisso do hospital com o avanço contínuo em boas práticas de cuidados. Desde 2018, o Clínico San Cecilio participa ativamente como Centro Comprometido com a Excelência em Cuidados (CCEC®/BPSO®), um programa internacional focado na implementação de guias de boas práticas baseadas nas melhores evidências científicas.
Nesta semana, um marco importante foi a identificação de 35 unidades do hospital – abrangendo salas de internação, consultas e outras áreas – como implementadoras dessas guias. Este avanço significativo é fruto do esforço diário de mais de 300 profissionais dedicados, que atuam como impulsionadores da implementação.
Estes impulsionadores, que incluem enfermeiras, técnicos e outros profissionais de saúde, são movidos pela convicção na necessidade de aplicar a melhor evidência disponível para aprimorar os cuidados oferecidos aos pacientes diretamente de seus postos de trabalho.
Durante a cerimônia de entrega dos identificadores, Irene Bolívar, diretora de Enfermagem do Clínico San Cecilio, fez questão de salientar a dedicação e a entrega das equipes de enfermagem que trabalham arduamente para oferecer cuidados aos pacientes baseados na rigorosa evidência científica.
Guias de Boas Práticas em Foco
Atualmente, o Clínico San Cecilio em Granada está focado na implementação de cinco guias cruciais de boas práticas, desenvolvidas pela renomada Associação Profissional de Enfermeiras de Ontario (RNAO), criadora do projeto BPSO:
- Avaliação de Risco e Prevenção de Lesões por Pressão;
- Aleitamento Materno;
- Avaliação e Cuidado de Adultos em Risco de Ideação e Comportamento Suicida;
- Avaliação de Adultos que Esperam ou Vivem com uma Ostomia;
- Avaliação e Manejo da Dor.
O principal objetivo do projeto BPSO é justamente fomentar, facilitar e apoiar a incorporação destas guias validadas na prática diária da enfermagem, em qualquer ambiente assistencial, garantindo assim maior qualidade nos cuidados e segurança para o paciente.
Iniciativas para Valorizar e Engajar
Além da implementação das guias, o hospital desenvolve outras iniciativas inovadoras dentro do escopo do projeto BPSO. Os ‘Cafés Científicos’ criam espaços valiosos para diálogo e atualização científica em diversas áreas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a disseminação de boas práticas clínicas em cuidados. Paralelamente, com ‘La Recomendación Enfermera’, são divulgadas semanalmente dicas e informações de interesse para os profissionais de enfermagem, sempre embasadas em evidências.
As atividades da semana de celebração em Granada incluem também ações voltadas para o público e os próprios profissionais. Murais foram instalados nas entradas de consultas externas e internação, convidando pacientes e familiares a expressarem seu reconhecimento ao trabalho das enfermeiras.
Outro mural emocionante foi composto por mensagens escritas pelos profissionais, respondendo à pergunta “Por que você é enfermeira?”. A semana culminará com a criação de um mosaico gigante, formado por mais de 400 fotos de profissionais que participaram, simbolizando a união e o compromisso coletivo da equipe do Hospital Clínico San Cecilio de Granada. Uma foto de família com as equipes participantes selará a semana de homenagens.
Esta semana em Granada não apenas celebra, mas também destaca a importância vital da enfermagem e o compromisso do Hospital Clínico San Cecilio com a excelência em cuidados de saúde.
Compartilhar: